Florência Benitez
BUENOS AIRES-ARGENTINA
Eclética e apaixonada, em seus 15 anos de dança, Florencia tem incluído diferentes estilos de dança a sua própria dança: de dança do ventre a dança indiana, passando por disciplinas corporais como o Método Feldenkrais, Eutonía e Yoga.
Simples e pragmática em sua abordagem profissional, aposta na prática disciplinada e na busca de consciência corporal e estética pessoal, que se transforma no palco como um presente para todos e cada um de seus espectadores.
É diretora da companhia de dança Nataraj Lila e do OPA! Fest, festival que trouxe
à Argentina importantes bailarinas como Mira Betz, Mardi Love, Kami Lidlle entre outras.
Alexandre Américo
NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - BRASIL
Graduando em Dança – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal é bailarino da Companhia de Dança Contemporânea do Teatro Alberto Maranhão e do grupo de dança Uyrande.
Professor de Dança especialista em Danças Populares em especial as danças afro-brasileiras. Também ministra aulas de Dança Flamenca, Street, Reggaetom e Danças de Salão.
Projetos Acadêmicos - UFRN:
• Projeto de Extensão Parafolclórico da UFRN.
• Projeto de Iniciação Científica de Investigação em Processo Criativo
na Estética Afro-Contemporânea, Redendê.
• Projeto de Extensão Gaya Dança Contemporânea.
• Projeto de Iniciação Científica: Evolucionismo: contribuição e investigação da mente/corpo que dança.
• Oficinas em Processo Criativo em Dança Contemporânea com Leandro Berton, Cristian Duarte, Alexandre Capistrano, Thelma Bonavita e Lenira Rangel.
Bela SaffE
SALVADOR-BAHIA-BRASILBela Saffe é graduada em psicologia e pós-graduada em coreografia, ambas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Tem formação diversificada em artes cênicas, com aprendizado em Balé Clássico, Teatro, Dança Moderna, Contemporânea, Afro, Indiana, Oriental Árabe e Tribal Fusion.
É professora de Dança do Ventre, Dança Indiana e Tribal Fusion
em Salvador (BA), atuando desde 1994.
em Salvador (BA), atuando desde 1994.
Viajou para o Egito, India e EUA onde fez aulas com professores reconhecidos internacionalmente. No Tribal Fusion fez aulas com Rachel Brice, Zoe Jakes, Jill Parker, Carollena Nericcio, Mira Betz, dentre outras.
Ministrou workshops de Dança do Ventre e Tribal Fusion em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife e João Pessoa.
Em 2011 participou do Tribal Massive (Las Vegas) e depois de dançar no Hafla foi a primeira brasileira convidada a dançar no show principal em 2012 (Massive Espectacular), um dos mais importantes do estilo, ao lado de dançarinas como Zoe Jakes, Mira Betz, Lady Fred, dentre outras.
Bela Saffe é idealizadora de diversos projetos culturais de dança, com destaque para o Workshop de Dança na Chapada Dimantina (BA), onde leva grupos para dançar e fazer trilhas na natureza, e a Caravana Tribal NE, evento itinerante com show e aulas em quatro cidades do NE (Salvador, Recife, Natal e João Pessoa).
Seu estilo de ensinar e dançar recebe também influências de estudos na área psico-corporal. Tem formação em Estudo do Movimento de Rudolf Laban, Reeducação do Movimento de Ivaldo Bertazzo e Anatomia Emocional de Stanley Kelleman.
Cibelle Souza
NATAL-RIO GRANDE DO NORTE-BRASIL
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especializada em Psicologia Clínica Fenomenológica-Existencial pela mesma unviersidade.
Ao lado de Paula braz e produtora, coreógrafa da Companhia Shaman Tribal e diretora do núcleo da companhia em Natal-RN.
Proprietária da escola de danças Estúdio Arte e Movimento.
Foi co-diretora do espetáculo da dança tribal da Companhia Shaman, o Las Nieblas, apresentado em dez. de 2008, em Natal-RN, no Budda Pub.
Desenvolveu trabalho coreográfico com a Banda Rosa de Pedra fazendo apresentações para grandes públicos como o Festival Internacional MADA 2008 e a CIENTEC 2008 - encontro de âmbito nacional promovido pela UFRN. Em 2009, a convite do Grupo Delicatto, desenvolveu trabalho coreográfico com música apresentada pelo grupo no Teatro Alberto Maranhão, em jan. de 2009.
Dirigiu a companhia em apresentações na CIENTEC em 2009, 2010 e 2011, na UFRN.
Participou da coordenação da Caravana Tribal Nordeste 2010 e 2011, projeto itinerante pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, com o intuito de pesquisar e registrar as danças populares nordestinas através de laboratórios com mestres e professores de danças.
Em junho de 2011 dirigiu a Shaman Tribal em apresentação no Festival Tribes Brasil, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de Ariellah Aflalo (USA).
Em setembro de 2011 participou da produção do Shaman's Fest, trazendo ao Brasil pela primeira vez a bailarina Mira Betz (USA).
Sua formação na área da dança inclui workshops e cursos com as bailarinas Sharon Kihara (USA), Mardi Love (USA), Ariellah Aflalo (USA), Moria Chappel (USA), Mira Betz (USA), com as bailarinas de dança do ventre Djamilla (ALE), Karen Barbee (USA) e Saida (ARG) entre outras.
Premiações:
Melhor Coreografia: categoria grupo profissional em Dança Contemporânea com a coreografia "Beirut Uno", no Festival da Cia. do Movimento no Teatro Alberto Maranhão, 2011. Natal/RN.
Paula Braz
RIO CLARO-SÃO PAULO-BRASIL
Graduanda em Arte-educação é professora de dança étnica contemporânea em Rio Claro no Shaman Tribal Estúdio de Danças (www.shamantribalstudio.blogspot.com), do qual é proprietária. Ao lado de Cibelle Souza é diretora e Coreógrafa da Companhia Shaman Tribal de Dança Étnica Contemporânea, com núcleos no Rio Grande do Norte e São Paulo. Junto à referida companhia soma apresentações e workshops em vários estados brasileiros.
Como arte-educadora participou em Natal-RN do projeto Arte & Ação do Centro Cultural Casa da Ribeira em parceria com o Instituto Airton Senna de São Paulo ministrando oficinas de figurinismo e teatro em escolas públicas da cidade e ministrou workshops de dança várias cidades brasileiras, sendo pioneira no estilo nas cidades de Natal-RN, Rio Claro-SP e Brasília-DF (http://tribalfusionbrasilia.blogspot.com/p/historia.html).
Premiada como melhor bailarina pelos festivais Promodança em Barra Bonita-SP, em 2009 e no festival internacional Conferación Interamericana de Dança em Bauru-SP, em 2010. Como diretora, sua companhia foi premiada pelo CIAD 2010 em 1º lugar na categoria Tribal Fusion Dance profissional e obtendo também o prêmio de Melhor Grupo de todo o festival.
Em setembro de 2011 realizou junto a Shaman Tribal o primeiro Shaman’s Fest, na cidade de Rio Claro-SP assinando a direção geral do evento.
Em outubro de 2011, ministrou worshop sobre Dramatização e Tribal Fusion em Buenos Aires no Vynaya Fest (www.vinayafest.blogspot.com) e dançou e dirigiu a apresentação da Shaman Tribal no espetáculo do Projeto Mujeres em Movimento, dividindo o palco com grandes nomes do tribal da América Latina e com a criadora do estilo tribal fusion a America Jill Parker.
Sua formação em dança inclui, entre outras, aulas com:
2003 - Pedagogia do Corpo I e II – com Prof. Dr. Teodora – UFRN, Natal-RN.
2003 – Teatro Dança – Prof. Dr. Maurício Motta – UFRN, Natal-RN.
2004 – Curso profissionalizante em Dança do Ventre, com a Prof. Daniela Santos. – UFRN, Natal-RN.
2008 - Festival Internacional Bele Fusco. Professores: Sharon Kihara (USA), Djamilla (ALE), Karen Barbee (USA) e Shaide Halim (SP-BRA). São Caetano do Sul-SP.
2009 - Festival Internacional Tribal y Fusion. Professores: Sharon Kihara (USA), Mardi Love (USA), Ariellah Aflalo (USA), Carlos Clark (MG-BRA), Nanda Najla (MG-BRA) e Mariana Quadros (SP-BRA). São Caetano do Sul/SP.
2010 - OPA! Fest. Professores: Mira Betz (USA) e Mardi Love (USA), em Buenos Aires-ARG.
2008 - Festival Internacional Bele Fusco. Professores: Sharon Kihara (USA), Djamilla (ALE), Karen Barbee (USA) e Shaide Halim (SP-BRA). São Caetano do Sul-SP.
2009 - Festival Internacional Tribal y Fusion. Professores: Sharon Kihara (USA), Mardi Love (USA), Ariellah Aflalo (USA), Carlos Clark (MG-BRA), Nanda Najla (MG-BRA) e Mariana Quadros (SP-BRA). São Caetano do Sul/SP.
2010 - OPA! Fest. Professores: Mira Betz (USA) e Mardi Love (USA), em Buenos Aires-ARG.
2011 – Shaman’s Fest. Professores: Mira Betz (USA), Nanda Najla (MG) e João Júnior (SP). Em Rio Claro-SP
2011 – Octubre MEM. Professora: Jill Parker (USA). Em Buenos Aires-ARG.